sábado, 9 de agosto de 2008

Steven Soderbergh


É um dos diretores de cinema que eu mais gosto, tem em sua rodinha amigos como George Clooney, Brad Pitt e Benicio del Toro, suas raizes vem do independente e teve influencia do cineastra soviético Andrei Tarkovsky.

O cara executa várias funções dentro de um mesmo filme, direção de fotografia, edição, direção e roteiro. Como a WGA não autoriza múltiplas funções ele assina sob diferentes pseudônimos.

Chama a atenção à qualidade visual de seus filmes, texturas envolvidas com o contexto do roteiro, em Traffic os diferentes espectros de luz, como o azul e o amarelo torrado diferem as locações e os enredos do filme. Em o Segredo de Berlim (Good German) ele faz uma homenagem aos clássicos preto e branco, Com Clooney(reencarnação de qualquer estrela dos anos 50), Tobey Maguire e Cate Blanchett no elenco.

Sua mais nova produção apresentada no ultimo festival de Cannes,“Che” filme de 4h28 divido em duas partes, a primeira vai da a participação de Che na Revolução Cubana (1959) até o discurso do guerrilheiro na ONU, em 1964. A segunda parte se concentra nos 341 dias que ele passou na selva boliviana, treinando guerrilheiros, até sua morte, em outubro de 1967.

O porto-riquenho Benicio del Toro protagonizou o longa, "Che" custou US$ 60 milhões (R$ 98,9 milhões) e foi rodado na Espanha, Bolívia, México, Porto Rico e nos EUA -em Nova York (a cena da ONU).

Rodrigo Santoro interpreta Raúl Castro, irmão de Fidel (vivido pelo mexicano Demián Bichir). "Foi uma honra fazer parte deste projeto", disse Santoro. "Éramos atores de todas as partes da América do Sul, trabalhando juntos na selva. Parecia um sonho de Che".
O diretor achou "hilária" a recepção crítica desigual que seu filme teve em Cannes. "Enquanto uns o criticaram por ser muito convencional, outros cobraram mais momentos convencionais no filme", disse.

Atualmente ele está trabalhando no projeto "The Girlfriend Experience", filme que foca o mundo da prostituição no ponto de vista de as garotas tiram 10 mil dolares por noite.


Abaixo um curta experimental do diretor que remete a sua real visão do "Alphaville" de Godard:



Filmografia:

2007 - Treze homens e um novo segredo (Ocean's thirteen)
2006 - O segredo de Berlim (Good german, The)
2006 - Bubble - Uma nova experiência (Bubble)
2004 - Eros (Eros)
2004 - Doze homens e outro segredo (Ocean's twelve)
2002 - Solaris (Solaris)
2002 - Full frontal (Full frontal)
2001 - Onze homens e um segredo (Ocean's eleven)
2000 - Traffic (Traffic)
2000 - Erin Brockovich, uma mulher de talento (Erin Brockovich)
1999 - O estranho (The Limey)
1998 - Irresistível paixão (Out of Sight)
1996 - Schizopolis
1996 - Gray's Anatomy
1995 - Obsessão (Underneath)
1993 - O inventor de ilusões (King of the Hill)
1991 - Kafka (Kafka)
1989 - Sexo, mentiras e videotape (Sex, Lies and Videotape)
1986 - 9012 Live (vídeo)




7 comentários:

Ferreirinha disse...

nozis... "sexo, mentiras e videotape" é bom?? li uma resenha e curti!! vc já viu??

Um filme péssimo desse cara é o tal de "full frontal". Ou eu sou um completo retardado mental ou esse filme eh mto a frente.. Assisti 15 minutos e nao aguentei.

3ernardo Tavares disse...

Fala Nozis!

Mano, num sabia dessa parada dos pseudônimos!

Curiosidade loka!

Tipo Fernando Pessoa mas nem tanto... bom, pelo menos lembra algum cara ferrado, mesmoq tenha sido só por não ter escolha.

Qual desses filmes vc recomenda?

Quero ver o CHE!

Continua mandando posts assim que tá animal!

Nozis disse...

ahahah primeiro corrigir o ovinho para que a reputação do blog não va por agua abaixo é "um lobisomem americano em paris"!

Já assisti ferreirinha vale a pena,
Full frontal é experimental, é bacana pelo formato diferente que ele apresenta!

Valeu bernardo!

A trilogia onze homens, Traffic e Erin Brockovich são os obrigatorios vai nesses!

Ferreirinha disse...

bom nozis... devo corrigi-lo já q o ovinho estava certo. Também existe um filme chamado "Um Lobisomem Americano em Londres" ( http://www.2001video.com.br/detalhes_produto_extra_dvd.asp?produto=4472 ).
É um lobisomem mto viajado!!

Nozis disse...

se eu deletar o seu comentario vai ter mta confusao!!!

3ernardo Tavares disse...

Huahuahaua!

Fala Nozis, então... só não vi o Erin Brockovich, mas conheço a história e td mais.

Os outros eu vi.

Vou esperar mesmo pelo CHE

Reginaldo Nepomuceno disse...

Então veja, Bernardo! É um filme phoda! A trilogia dos Onze é fudida (só o segundo dá uma patinada), eu tenho piratão pra quem quiser emprestado, rsrs!